Info House

DLP - Data Loss Prevention

DLP é uma sigla em inglês que significa “Data Loss Prevention”, que representa “prevenção de dados”. São soluções que contribuem para que as empresas lidem, de forma correta, com os dados que mantêm armazenados, evitando que eles sejam acessados por hackers ou pessoas não autorizadas, por exemplo. As plataformas de DLP devem identificar os dados, verificar os seus registros e descrições e adotar uma abordagem para que os riscos sejam amenizados, tudo de forma automatizada, garantindo assim uma melhor gestão dos líderes de TI sobre sua equipe e os demais colaboradores da empresa.

Qual é a importância do DLP para seguir a LGPD?

De maneira geral, podemos dizer que o DLP é um recurso muito importante para que as empresas cumpram a LGPD. Ao adotar esse recurso, a organização terá mais facilidade para desempenhar o registro e o controle dos dados, sem que nada seja feito de maneira ilegal, no que se refere às políticas e ao controle de acesso.

As organizações só poderão armazenar dados de clientes, funcionários ou qualquer outro indivíduo com a autorização expressa dessas pessoas. Quem não cumprir todas as normativas poderá ser multado em até 2% do valor total do faturamento da companhia.

Faça um orçamento

DPO as a Service

Mais do que uma questão tecnológica ou de cibersegurança apenas, o sucesso da jornada de transformação rumo ao compliance à LGPD significa mudar drasticamente a forma como a organização lida com os seus ativos de Dados (na coleta, utilização, acessos, transmissão, processamento e armazenamento). O planejamento a e criação de um plano de ação consistente, requer o envolvimento de um grupo multidisciplinar (negócios, tecnologia, jurídico, governança corporativa, governança de dados, RH), com o patrocínio da alta direção da empresa.

As ações necessárias compreendem projetos técnicos, estabelecimento de políticas internas, processos internos/externos, aspectos culturais, entre outros. Dada a complexidade de um programa de transformação como este e da oportunidade de neste processo aproveitar as vantagens do uso estratégico dos ativos de dados para gerar valor para organização, se faz necessário uma avaliação profunda do cenário atual do cliente, para então chegar a uma visão precisa das ações necessárias e os recursos que deverão ser empregados para alcançar o objetivo do Compliance à LGPD.

Por fim, nosso serviço de consultoria consiste em minimizar riscos, evitando futuramente não conformidades, prejuízos financeiros e de imagem para a organização. É neste contexto, que oferecemos aos nossos clientes uma abordagem consultiva completa.


A nomeação de um DPO (Data Protection Officer) não precisa ser uma dor de cabeça para a sua empresa. Com o serviço de DPO as a Service, você contrata um especialista em privacidade de dados para ocupar a função, garantindo conformidade com um ponto fundamental da Lei Geral de Proteção de Dados. 

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DEIXE SEU E-MAIL E ENTRAREMOS EM CONTATO

Deixe seu e-mail

Backup corporativo


Obtenha toda a proteção de dados que você precisa em uma solução de backup em nuvem online. Backup automático em nuvem de servidores, desktops e notebooks da sua empresa. Possui criptografia 
militar AES 256 de ponta a ponta, além disso proporciona versionamento ilimitado das pastas e uma rápida recuperação. Simples e seguro. 

O surgimento de novas tendências em cloud computing em um ritmo acelerado, nos mostra um fato inegável: essa tecnologia é a principal impulsionadora de transformação digital em empresas que se preparam para o futuro. Mas, dentro dessas tendências, o backup em nuvem é uma solução para agora, principalmente pela importância que vem ganhando a gestão de dados e a inclusão de inteligência nas decisões de negócio. Independentemente do segmento, uma empresa que possui como objetivo crescer no mercado, precisa se preocupar com o armazenamento de seus dados conforme a sua proporção. Porém, a maioria infelizmente ainda não leva a sério a rotina de Backup dentro de seu ambiente de dados, pois trata-se de algo que não é tecnicamente tão simples e fácil assim de realizar, sendo necessária, inclusive, a mão de obra de profissionais especializados. Além do mais, se decidir por um backup local em sua empresa, saiba que o investimento não é baixo e os riscos e cuidados com manutenção são enormes, e muitas das vezes trazem grandes “dores de cabeça”.   


A importância de fazer backup de seus arquivos não pode ser repetida o suficiente: há até um dia dedicado a isso (Dia Mundial do Backup). Sem um bom processo de backup, você está colocando sua organização em risco de perda de dados em caso de acidente ou desastre. A questão de saber se você deve ou não ter backups ainda surge, apesar de ser de conhecimento comum. Muitas vezes as empresas optam por opções mais baratas porém nem tanto seguras. É compreensível, pois nem todas as empresas têm a menor ideia de como implementar um plano de backup. Além disso, os backups podem consumir recursos, para os quais algumas empresas não estão preparadas.Independentemente do tamanho de suas operações, sua organização deve estar preparada para ter um armazenamento seguro de todos seus arquivos. Este artigo explicará o que pode dar errado se você não criar cópias de backup de seus dados. Mas primeiro, vamos dar uma breve olhada no que são backups e porque eles são essenciais.


O que são Backups?

Backups referem-se ao processo de salvar cópias de seus dados em um local secundário se seus arquivos originais forem corrompidos, perdidos ou destruídos. As cópias de dados, também chamadas de backups, são criadas para garantir a recuperação e para fins de auditoria e conformidade. Os backups também são feitos para atender aos requisitos das políticas de retenção de dados de uma empresa. A frequência com que os backups são feitos é ditada pelo contrato de nível de serviço (SLA) e pelas políticas de backup de uma empresa. No caso de um backup na nuvem, todas estas configurações são previamente realizadas no momento da implementação da solução.


Por que os backups são necessários?

A realização de backups de dados é fundamental para um plano de recuperação de desastres. Os dados corporativos são vulneráveis a falhas de hardware ou software ou corrupção de dados, ataques cibernéticos, exclusão acidental, calamidades e muito mais.


Vamos dar uma olhada nos diferentes fatores que representam um risco para a segurança de seus dados:

1. Ransomware

Se você tiver bons backups, poderá se recuperar de um ataque de ransomware e recuperar seus dados sem precisar pagar o resgate. O tempo para realizar a recuperação dependerá da forma que o backup foi feito, caso seja em uma solução em nuvem por exemplo, o tempo será apenas para realizar o download dos arquivos sequestrados. O custo de um ataque de ransomware pode fechar uma empresa, mas não recuperar os dados é igualmente desastroso.


2. Insiders maliciosos

Um funcionário insatisfeito, que tem acesso legítimo aos dados, pode optar por fazer algo malicioso com eles. O referido funcionário pode ter sido demitido, mas o empregador não restringiu seu acesso na ordem adequada. Ter o backup para voltar é muito importante durante esses tipos de circunstâncias. Aqui podemos mencionar uma outra vantagem das empresas que optam por uma plataforma de backup na nuvem, o acesso de um funcionário aos arquivos pode ser restringido de forma imediata, além disso existe relatórios através dos quais se pode verificar todas as ações de cada usuário.


3. Erro do usuário

Um funcionário pode ter clicado acidentalmente em excluir em uma pasta crucial no servidor de arquivos, sem querer. Eles estão preocupados com o que significa ter que refazer todo o trabalho ou com as consequências de excluir o trabalho de outra pessoa. Ter bons backups permite que eles recuperem os dados perdidos. Aqui é importante que mantenha algumas versões de cada arquivo, assim a restauração é imediata.


4. Falha do sistema

Seu servidor pode travar e morrer. Ele pode ter um componente individual que falha e você pode perder dados por causa disso. Em alguns casos, os dados podem ser corrompidos porque foram armazenados incorretamente. Se você tiver backups alternativos para seus arquivos, poderá recuperar rapidamente e retomar suas operações.


5. Desastres Naturais

Um problema ambiental, como uma inundação ou incêndio, ocorreu no escritório, deixando seu hardware em ruínas. Seus dados agora se foram, e você precisaria levar isso em conta também. Ao ter backups em um local separado, você acelerará a recuperação desses incidentes imprevistos.


Como fazer backup de seus dados?

Existem diversas formas de fazer backup dos arquivos da sua empresa, no caso da realização de um backup físico, a regra geral é ter pelo menos três cópias de seus dados (uma primária e duas de backup) arquivadas em dois tipos de mídia diferentes, com uma cópia externa para recuperação de desastres.Outro método de backup que está crescendo em popularidade são os backups de dados nuvem. Isso envolve a replicação dos dados em um ambiente em nuvem, com regras de backup previamente configuradas e com todos os quesitos de segurança garantidos, como criptografia, retenção de versões e controle de acessos.

ASSESSMENT:

Do planejamento à análise de GAPs, realizamos o diagnóstico completo da sua empresa para identificar o cenário atual sobre as práticas de segurança da informação e proteção de dados, mapeando os riscos existentes que possam gerar problemas com relação à LGPD, a fim de estabelecer um plano de ação para suas correções.

IMPLEMENTAÇÃO:


Com base na identificação dos riscos existentes com relação à LGPD, executamos o plano de ação priorizado por nível de risco, no qual controles são estabelecidos no ambiente organizacional para adequação à Lei.

Auditoria:

A nossa auditoria valida o estado atual da organização após a execução do seu plano de ação de adequação à LGPD. Desta forma, se identificam possíveis desvios quanto a implementação de controles e sua efetividade.