Consultoria em proteção de dados, revisão para melhoria de processos e gestão e avaliação de riscos são algumas das nossas soluções.
DLP - Data Loss Prevention
O Alaska Cross Security DLP, é uma solução que irá te ajudar a defender ou blindar dados. Sejam eles dados em trânsito ou dados fixos em servidores físicos. A solução garante a segurança das informações com isso seus dados estando em nuvem ou que ficam localmente salvos da concorrência de criminosos que atuam na internet ou de usuários internos que agem de imprópria dentro da sua empresa. Se você deseja manter os dados da sua empresa em sigilo e seguros, e hora de pensar em implementar o DLP dentro da TI da sua empresa para eviter perdas catastróficas e manter a conformidade com a LGPD. O Force1 DLP é capaz de apontar para onde os dados vão, quem os está acessando e impedir que informações importantes sejam vazadas da rede da sua empresa.
Qual é a importância do DLP para seguir a LGPD?
De maneira geral, podemos dizer que o DLP é um recurso muito importante para que as empresas cumpram a LGPD. Ao adotar esse recurso, a organização terá mais facilidade para desempenhar o registro e o controle dos dados, sem que nada seja feito de maneira ilegal, no que se refere às políticas e ao controle de acesso. As organizações só poderão armazenar dados de clientes, funcionários ou qualquer outro indivíduo com a autorização expressa dessas pessoas. Quem não cumprir todas as normativas poderá ser multado em até 2% do valor total do faturamento da companhia.
Como se proteger de um vazamento de dados e quebra de senha
Uma das melhores formas de se prevenir de golpes é sempre analisar e desconfiar de qualquer mensagem ou outra forma de contato. Por exemplo, se o contato é feito por e-mail, verifique sempre o remetente. É um endereço confiável? Há caracteres estranhos? Na descrição do e-mail ele pede para acessar um site ou instalar algum programa?
Se o endereço não é conhecido, o melhor é enviar para a lixeira e marcar como spam. Outro caso necessário é dar a devida atenção aos sites que você acessa, verifique a URL antes de digitar a credencial. Sites confiáveis apresentam um cadeado antes do endereço. Quanto às senhas, use os métodos de autenticação de dois fatores ou múltiplos fatores, dessa forma você terá certeza de que somente pessoas autorizadas terão acesso. Esse método pode ser através de:
- Envio de código de SMS
- Uma ligação telefônica feita por uma assistente virtual inteligente
- Aplicativos que gerem tokens ou código com um tempo de validade
Por exemplo, o Outlook, tem como alternativa um código de recuperação gerado na área de segurança da sua conta. O Google possui um aplicativo que pode ser instalado no dispositivo móvel que utiliza um sistema de autenticação em que você deve liberar o acesso. Além disso, um dos grandes benefícios de adotar essas duplas ou múltiplas autenticação é que se é necessário que se tenha a senha para concessão do acesso ao dispositivo. Enfim, apesar de ser difícil detectar os vazamentos e quebras de senha, pode-se mitigar implementando uma gestão de risco para a detecção, contenção e comunicação.
As regulamentações de privacidade no caso de vazamento de dados e quebra por senha
As novas normas regulamentadoras, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é uma forma das empresas informarem aos seus clientes sobre possíveis vazamentos, e que seja feito as medidas necessárias para remediar os efeitos. Afinal os prejuízos de um vazamento de informação, não envolve somente perdas financeiras, mas também a reputação da empresa. Por isso, é fundamental que a empresa possua um protocolo de segurança da informação, de forma que todos os responsáveis saibam agir diante de um caso de vazamento de dados.
Como o DLP pode ajudar com vazamento de dados e quebra de senhas?
Uma das soluções da MAGMA, o Alaska Cross Security DLP é uma solução que promete ajudar a proteger os dados, sejam eles em trânsito ou fixos. Mantenha os seus dados seguros e sigilosos com o DLP e implemente na sua empresa de acordo com as conformidades da LGPD. A solução funciona apontando para onde os dados vão e quem o está acessando, impedindo os vazamentos dos dados e a quebra de senhas Ela garante a segurança das informações de cibercriminosos:
- Bloqueia a entrada USB e impedindo que arquivos sejam salvos nos dispositivos;
- Monitorar e bloquear a transferência de arquivos, com um controle detalhado, com inspeção dos conteúdos;
- Bloqueia a instalação e a execução de softwares não permitidos na empresa;
- Criptografar o disco, para em caso de furto o HD não seja acessado.
Não permita que as informações da sua empresa sejam vazadas, o Alaska Cross Security DLP impede que dados sensíveis saiam da sua empresa sem o seu consentimento.
DPO as a Service
Mais do que uma questão tecnológica ou de cibersegurança apenas, o sucesso da jornada de transformação rumo ao compliance à LGPD significa mudar drasticamente a forma como a organização lida com os seus ativos de Dados (na coleta, utilização, acessos, transmissão, processamento e armazenamento). O planejamento a e criação de um plano de ação consistente, requer o envolvimento de um grupo multidisciplinar (negócios, tecnologia, jurídico, governança corporativa, governança de dados, RH), com o patrocínio da alta direção da empresa.
As ações necessárias compreendem projetos técnicos, estabelecimento de políticas internas, processos internos/externos, aspectos culturais, entre outros. Dada a complexidade de um programa de transformação como este e da oportunidade de neste processo aproveitar as vantagens do uso estratégico dos ativos de dados para gerar valor para organização, se faz necessário uma avaliação profunda do cenário atual do cliente, para então chegar a uma visão precisa das ações necessárias e os recursos que deverão ser empregados para alcançar o objetivo do Compliance à LGPD.
Por fim, nosso serviço de consultoria consiste em minimizar riscos, evitando futuramente não conformidades, prejuízos financeiros e de imagem para a organização. É neste contexto, que oferecemos aos nossos clientes uma abordagem consultiva completa. A nomeação de um DPO (Data Protection Officer) não precisa ser uma dor de cabeça para a sua empresa. Com o serviço de DPO as a Service, você contrata um especialista em privacidade de dados para ocupar a função, garantindo conformidade com um ponto fundamental da Lei Geral de Proteção de Dados.
COMO PODEMOS TE AJUDAR?
DEIXE SEU E-MAIL E ENTRAREMOS EM CONTATO
Backup corporativo
O surgimento de novas tendências em cloud computing em um ritmo acelerado, nos mostra um fato inegável: essa tecnologia é a principal impulsionadora de transformação digital em empresas que se preparam para o futuro. Mas, dentro dessas tendências, o backup em nuvem é uma solução para agora, principalmente pela importância que vem ganhando a gestão de dados e a inclusão de inteligência nas decisões de negócio. Independentemente do segmento, uma empresa que possui como objetivo crescer no mercado, precisa se preocupar com o armazenamento de seus dados conforme a sua proporção. Porém, a maioria infelizmente ainda não leva a sério a rotina de Backup dentro de seu ambiente de dados, pois trata-se de algo que não é tecnicamente tão simples e fácil assim de realizar, sendo necessária, inclusive, a mão de obra de profissionais especializados. Além do mais, se decidir por um backup local em sua empresa, saiba que o investimento não é baixo e os riscos e cuidados com manutenção são enormes, e muitas das vezes trazem grandes “dores de cabeça”.
A importância de fazer backup de seus arquivos não pode ser repetida o suficiente: há até um dia dedicado a isso (Dia Mundial do Backup). Sem um bom processo de backup, você está colocando sua organização em risco de perda de dados em caso de acidente ou desastre. A questão de saber se você deve ou não ter backups ainda surge, apesar de ser de conhecimento comum. Muitas vezes as empresas optam por opções mais baratas porém nem tanto seguras. É compreensível, pois nem todas as empresas têm a menor ideia de como implementar um plano de backup. Além disso, os backups podem consumir recursos, para os quais algumas empresas não estão preparadas.Independentemente do tamanho de suas operações, sua organização deve estar preparada para ter um armazenamento seguro de todos seus arquivos. Este artigo explicará o que pode dar errado se você não criar cópias de backup de seus dados. Mas primeiro, vamos dar uma breve olhada no que são backups e porque eles são essenciais.
O que são Backups?
Backups referem-se ao processo de salvar cópias de seus dados em um local secundário se seus arquivos originais forem corrompidos, perdidos ou destruídos. As cópias de dados, também chamadas de backups, são criadas para garantir a recuperação e para fins de auditoria e conformidade. Os backups também são feitos para atender aos requisitos das políticas de retenção de dados de uma empresa. A frequência com que os backups são feitos é ditada pelo contrato de nível de serviço (SLA) e pelas políticas de backup de uma empresa. No caso de um backup na nuvem, todas estas configurações são previamente realizadas no momento da implementação da solução.
Por que os backups são necessários?
A realização de backups de dados é fundamental para um plano de recuperação de desastres. Os dados corporativos são vulneráveis a falhas de hardware ou software ou corrupção de dados, ataques cibernéticos, exclusão acidental, calamidades e muito mais.
Se você tiver bons backups, poderá se recuperar de um ataque de ransomware e recuperar seus dados sem precisar pagar o resgate. O tempo para realizar a recuperação dependerá da forma que o backup foi feito, caso seja em uma solução em nuvem por exemplo, o tempo será apenas para realizar o download dos arquivos sequestrados. O custo de um ataque de ransomware pode fechar uma empresa, mas não recuperar os dados é igualmente desastroso.
2. Insiders maliciosos
Um funcionário insatisfeito, que tem acesso legítimo aos dados, pode optar por fazer algo malicioso com eles. O referido funcionário pode ter sido demitido, mas o empregador não restringiu seu acesso na ordem adequada. Ter o backup para voltar é muito importante durante esses tipos de circunstâncias. Aqui podemos mencionar uma outra vantagem das empresas que optam por uma plataforma de backup na nuvem, o acesso de um funcionário aos arquivos pode ser restringido de forma imediata, além disso existe relatórios através dos quais se pode verificar todas as ações de cada usuário.
3. Erro do usuário
Um funcionário pode ter clicado acidentalmente em excluir em uma pasta crucial no servidor de arquivos, sem querer. Eles estão preocupados com o que significa ter que refazer todo o trabalho ou com as consequências de excluir o trabalho de outra pessoa. Ter bons backups permite que eles recuperem os dados perdidos. Aqui é importante que mantenha algumas versões de cada arquivo, assim a restauração é imediata.
Seu servidor pode travar e morrer. Ele pode ter um componente individual que falha e você pode perder dados por causa disso. Em alguns casos, os dados podem ser corrompidos porque foram armazenados incorretamente. Se você tiver backups alternativos para seus arquivos, poderá recuperar rapidamente e retomar suas operações.
5. Desastres Naturais
Um problema ambiental, como uma inundação ou incêndio, ocorreu no escritório, deixando seu hardware em ruínas. Seus dados agora se foram, e você precisaria levar isso em conta também. Ao ter backups em um local separado, você acelerará a recuperação desses incidentes imprevistos.
Como fazer backup de seus dados?
Existem diversas formas de fazer backup dos arquivos da sua empresa, no caso da realização de um backup físico, a regra geral é ter pelo menos três cópias de seus dados (uma primária e duas de backup) arquivadas em dois tipos de mídia diferentes, com uma cópia externa para recuperação de desastres.Outro método de backup que está crescendo em popularidade são os backups de dados nuvem. Isso envolve a replicação dos dados em um ambiente em nuvem, com regras de backup previamente configuradas e com todos os quesitos de segurança garantidos, como criptografia, retenção de versões e controle de acessos.